barra_fito_de_lavanda3

COMO FAZER UM SABONETE FITOTERÁPICO DE LAVANDA?

Esta receita de sabão de lavanda é rápida e simples de montar e tem um cheiro divino! Uma ótima ideia de presente! 
Sabonetes fitoterápicos são definidos assim, porque são obtidos a partir de derivados vegetais que adicionamos ao sabonete.

Eu amo sabonetes artesanais. Sempre que vou uma feira de artesanato, sou atraída pelas barras de sabonetes maravilhosamente apresentadas, principalmente os que contém ervas, as quais, são excelentes para nossa pele, visto que tem funções antissépticas e anti-inflamatórias. Logo, limpam a pele sem retirar a hidratação natural dela. 
Muitos que nunca fizeram sabonetes, pensam que é muito complicado fazê-los em casa.
Enganam-se, já que Hoje em dia, com as bases glicerinadas qualquer pessoa pode fazer sabonetes bonitos em casa (e eles são muito mais baratos também!)
Image result for sabonte de lavanda

Materiais Necessários para fabricação:

 ✔️1kg de base glicerinada branca
✔️80ml  de essência (60ml de Lavandin +20ml de Tênue) Clique aqui para adquirir suas essências.

✔️2 colheres de ervas desidratadas – a lavanda em flor (use as ervas que preferir ou as que tiver em casa)

✔️60ml Extrato de Aloe Vera

✔️80 ml de lauril líquido (apenas se quiser que o sabonete dê mais espuma

Modo de Preparo:


1 º Passo

 Corte a base glicerinada em cubos (não precisa ser muito pequenos)para facilitar o derretimento. Coloque numa panela esmaltada e em seguida leve ao fogão elétrico.


2 º Passo
Ela irá derreter (como um leite) , fique atento para não ferver a base para que não se perda propriedades. Eu costumo derretê-la assim e quando vejo apenas uns 3 pedacinhos ainda não derretidos na panela eu desligo e mantenho na base do fogão (calor)até que se derreta sozinha, com a tampa fechada, desligue o fogão.


3º Passo

Enquanto a glicerina está na panela, totalmente, líquida e com a tampa, separe todos os produtos num copo medidor. Assim que você conseguir poupar a panela com as mãos, retire do fogão e “tempere” a base com os ingredientes separados. 
Dica: O uso do lauril não é obrigatório nessa receita, mas se você gosta daquele efeito de espuma na hora do banho, adicione o produto à base.


4º Passo
Neste momento se torna necessário que você mecha em torno de uns poucos minutos(+- 5 minutos ), para que a base comece a esfriar e as ervas possam aderir ao sabonete todo, ao contrário, com a base mais quente as ervas irão precipitar e ficar apenas no fundo do sabonete. 
Dica: Se quiser dar uma cor ao sabonete, coloque corante cosméticos na “hora do tempero”!

5º Passo

Adicione numa forma de madeira 1kg ou em formas menores o sabonete. Ademais, aguarde endurecer e finalize cortando, em torno de 2 dedos, cada fatia.

Adquire suas formas clicando aqui.

Viu como é um passo a passo simples?

Em pouco tempo você aprendeu como fazer sabonete de lavanda … e lembre-se que poderá fazer com outras ervas desidratadas, como: Alecrim, Calêndula e outras…

Bárbara Mendes Caminhas

Compartilhe este artigo

Copyright 2020 © Big Essências. Desenvolvido com ❤ por Panda Digital Marketing